Empresa

A Microquimica Tradecorp é o resultado da fusão de duas empresas, após aquisição da brasileira Microquimica pela espanhola Tradecorp, em janeiro de 2019.

A fusão das empresas apresenta ao mercado agrícola um amplo portfólio de fertilizantes, biofertilizantes, inoculantes, adjuvantes e reguladores de crescimento vegetal. A tecnologia de seus produtos responde às tendências atuais do mercado, garantindo assim uma produção segura, produtiva e de alta qualidade.

Sediada em Campinas, interior do estado de São Paulo, a Microquimica Tradecorp possui também duas filiais em Monte Mor (SP) destinadas à fabricação e distribuição de seus diferenciados produtos desenvolvidos por meio de conhecimento e da melhor tecnologia nacional e internacional.

Dentro de um plano de responsabilidade socioambiental, a Microquimica Tradecorp é associada e acionista do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), que visa dar destinação correta às embalagens de agroquímicos recolhidas junto aos agricultores. Também utiliza, em quase a totalidade de seu portfólio, embalagens da Campo Limpo, uma indústria do Sistema inpEV, que utiliza como matéria-prima o material recolhido do campo, fechando o ciclo e trazendo mais sustentabilidade para a operação no Brasil.

A companhia também destina recursos ao desenvolvimento social, apoiando importantes instituições brasileiras de assistência à criança e ao adolescente, como o Centro Infantil Boldrini e a Fundação ABRINQ.

Microquimica

Empresa brasileira fundada em 1976, a Microquimica tem como objetivo, desenvolver soluções inovadoras e economicamente viáveis para potencializar a produção agrícola no Brasil, tendo atuado de forma expressiva no mercado brasileiro ao longo de toda essa história.

Originalmente trabalhando com fertilizantes foliares de origem mineral, a empresa iniciou nos anos 2000 sua entrada no segmento de produtos biológicos através dos inoculantes agrícolas. Posteriormente, em busca do avanço, iniciou o desenvolvimento de mercado no país para os bioestimulantes/biofertilizantes, através de linhas de produtos combinando nutrição, com extratos de algas e também aminoácidos.

Em 2018, após um extenso trabalho de pesquisa, feito em parceria com universidades e fundações, foi a primeira empresa brasileira a obter registro junto ao MAPA de um biofertilizante (no exterior chamado bioestimulante), o produto Vorax® Biofertilizante. O registro é um marco, pois inaugura oficialmente uma nova classe de insumos agrícolas à disposição dos produtores brasileiros, após mais de 30 anos da menção desse tipo de produto na legislação.

Podemos afirmar que sua história faz parte e se mistura com a evolução e profissionalização da agricultura brasileira nas últimas décadas.

Tradecorp

A Tradecorp é uma empresa espanhola fundada em 1985, especialista no desenvolvimento e produção de soluções para nutrição e bioestimulação de plantas, cujo objetivo é aumentar, de maneira sustentável, a produtividade das culturas.

Em 2000, a Tradecorp passou a fazer parte do Grupo ROVENSA, uma holding portuguesa fundada em 1926 e nascida da mineração de pirita no sul de Portugal e que iniciou suas atividades agrícolas graças a utilização de um sub-produto da mineração na fabricação de fertilizantes (www.rovensa.com).

A nutrição especializada de plantas ganhou mais importância como ferramenta no aumento da performance e qualidade e, em 2002, nasceu a Tradecorp Brasil, contando com um amplo portfólio e uma equipe de colaboradores preparados para assessorar distribuidores e produtores agrícolas, solucionando dificuldades de diversas culturas em diferentes regiões do país.

Em 2017, após um acordo de venda, a unidade de negócios agrícolas do grupo é adquirida pelo Fundo de Investimentos internacional BRIDGEPOINT, com o objetivo de abrir novos mercados, acelerar o crescimento e o desenvolvimento de novas soluções para agricultura (www.bridgepoint.eu).

Resultado do crescimento de uso de produtos microbiológicos ou derivados de seus metabolismos, a MICROQUIMICA, empresa especialista em microrganismos e biotecnologia para a proteção e bioestimulação de plantas, é adquirida em 2019 e torna-se o mais novo pilar do grupo ROVENSA.

AMPLIAÇÃO E MODERNIZAÇÃO

Confira o vídeo da inauguração das novidades na fábrica de Produtos Biológicos da Microquimica Tradecorp.